Após o recreio os meninos e
meninas receberam o caderno para fazer uma lista dos nomes de todas as crianças
do 1º ano ‘B’. Comuniquei apenas que estaríamos fazendo uma atividade no pátio,
mas para que ela viesse acontecer teriam de ser rápidos. Mostrei uma corda e
logo ficaram curiosos, creio até que imaginaram a atividade, mas para evitar um
pouco a ansiedade preferi não contar.
A professora Miriam ficou no
comando da lista exposta no Datashow, excluindo nome a nome após um determinado
tempo como forma de pressão na agilidade na escrita. Enquanto estava sendo
desenvolvida a primeira etapa (lista), no pátio desenhei no solo uma grade para
que no final as crianças pudessem construir um grande gráfico.
A lista composta por 24 nomes,
mas no solo foram feitas apenas as colunas das crianças que estavam presentes
(22), uma para cada aluno/a. Devido ao tempo fiz apenas 21 linhas nas colunas,
o suficiente para terem noção de gráfico.
Após o término da lista as
crianças vieram para o pátio com o caderno, lápis e borracha. Quando viram os
traços no chão tiveram atitudes de espanto, mas não entendiam nada do que iria
acontecer. Pedi que ditassem os nomes que haviam escrito no caderno com exceção
dos que faltaram para reproduzir a mesma lista no solo.
Foi aí que pedi atenção para
explicar o que iríamos fazer com aquela corda e o material que trouxeram da
sala. Confira abaixo as regras da brincadeira que as crianças se divertiram,
interagiram e trocaram informações:
– Como
escreve dezenove, é o 2 e o 9?
– Não. É
o 1 e o 9.
– O quarenta
e cinco eu sei é o 4 e o 5, num é professora?...
Pulando
corda e fazendo registros:
- Fazer duas filas paralelas distantes uma da
outra;
- As crianças devem acomodar-se sentando ao chão,
cada uma com caderno (lista), lápis e borracha;
- Entre as duas filas, posicionar dois adultos para
bater a corda;
- A primeira criança da lista é convidada pular a
corda enquanto todas as outras contam quantas vezes ela consegue pular;
- Quando parar, todas fazem o registro da
quantidade que conseguiu na frente do nome da criança que estava pulando;
- Prossegue da mesma forma com a segunda criança e
vai até a última da lista;
- Ao finalizar a última criança, todas são
convidadas construir um gráfico na grade, mas antes devem explorar a lista feita
no solo.
Construindo
gráfico:
- Cada criança é convidada localizar o próprio
nome;
- Na coluna à frente do nome, marcar ‘X’ nos
quadros referentes aos pulos que conseguiu;
- Após todos marcarem seus registros, posicionar-se
ao redor do gráfico/grade;
- Devido algumas crianças terem ultrapassado a
quantidade de linhas desenhadas, na última foi escrito o total de cada uma;
Momento
de reflexão/questionamentos:
Foram feitos vários
questionamentos, quem teve mais pulos? Quantos? Quantos pulos uma determinada
criança teve a mais que outra? Trabalhando os números ordinais na quantidade de
pulos qual criança ficou em primeiro lugar, em segundo... quinto. Porém, vale ressaltar que no caso de
pontuação para a tabela, não valerá a quantidade de pulos, mas as respostas
adequadas às perguntas propostas.
Foram feitos muitos registros
fotográficos para a retomada da atividade na sala, onde receberão uma folha com
a grade semelhante à do solo para que procurem o nome de cada colega, tanto na
folha quanto no caderno, encontrem e pintem a quantidade de pulos dado por
todos eles.
Ao término da atividade terão o
gráfico do solo desenhado no caderno. Uma boa hora para reflexão e novos
questionamentos, desta vez com calma, longe da competição e euforia da
brincadeira, poderá ser também o melhor momento para pontuação individual na
tabela.
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