quinta-feira, 26 de junho de 2014

Pular corda, registrar e construir gráfico

Após o recreio os meninos e meninas receberam o caderno para fazer uma lista dos nomes de todas as crianças do 1º ano ‘B’. Comuniquei apenas que estaríamos fazendo uma atividade no pátio, mas para que ela viesse acontecer teriam de ser rápidos. Mostrei uma corda e logo ficaram curiosos, creio até que imaginaram a atividade, mas para evitar um pouco a ansiedade preferi não contar.
A professora Miriam ficou no comando da lista exposta no Datashow, excluindo nome a nome após um determinado tempo como forma de pressão na agilidade na escrita. Enquanto estava sendo desenvolvida a primeira etapa (lista), no pátio desenhei no solo uma grade para que no final as crianças pudessem construir um grande gráfico.
A lista composta por 24 nomes, mas no solo foram feitas apenas as colunas das crianças que estavam presentes (22), uma para cada aluno/a. Devido ao tempo fiz apenas 21 linhas nas colunas, o suficiente para terem noção de gráfico.
Após o término da lista as crianças vieram para o pátio com o caderno, lápis e borracha. Quando viram os traços no chão tiveram atitudes de espanto, mas não entendiam nada do que iria acontecer. Pedi que ditassem os nomes que haviam escrito no caderno com exceção dos que faltaram para reproduzir a mesma lista no solo.
Foi aí que pedi atenção para explicar o que iríamos fazer com aquela corda e o material que trouxeram da sala. Confira abaixo as regras da brincadeira que as crianças se divertiram, interagiram e trocaram informações:
– Como escreve dezenove, é o 2 e o 9?
– Não. É o 1 e o 9.
– O quarenta e cinco eu sei é o 4 e o 5, num é professora?...

Pulando corda e fazendo registros:
- Fazer duas filas paralelas distantes uma da outra;
- As crianças devem acomodar-se sentando ao chão, cada uma com caderno (lista), lápis e borracha;
- Entre as duas filas, posicionar dois adultos para bater a corda;
- A primeira criança da lista é convidada pular a corda enquanto todas as outras contam quantas vezes ela consegue pular;
- Quando parar, todas fazem o registro da quantidade que conseguiu na frente do nome da criança que estava pulando;
- Prossegue da mesma forma com a segunda criança e vai até a última da lista;
- Ao finalizar a última criança, todas são convidadas construir um gráfico na grade, mas antes devem explorar a lista feita no solo.
Construindo gráfico:
- Cada criança é convidada localizar o próprio nome;
- Na coluna à frente do nome, marcar ‘X’ nos quadros referentes aos pulos que conseguiu;
- Após todos marcarem seus registros, posicionar-se ao redor do gráfico/grade;
- Devido algumas crianças terem ultrapassado a quantidade de linhas desenhadas, na última foi escrito o total de cada uma;

Momento de reflexão/questionamentos:
Foram feitos vários questionamentos, quem teve mais pulos? Quantos? Quantos pulos uma determinada criança teve a mais que outra? Trabalhando os números ordinais na quantidade de pulos qual criança ficou em primeiro lugar, em segundo... quinto.  Porém, vale ressaltar que no caso de pontuação para a tabela, não valerá a quantidade de pulos, mas as respostas adequadas às perguntas propostas.
Foram feitos muitos registros fotográficos para a retomada da atividade na sala, onde receberão uma folha com a grade semelhante à do solo para que procurem o nome de cada colega, tanto na folha quanto no caderno, encontrem e pintem a quantidade de pulos dado por todos eles.
Ao término da atividade terão o gráfico do solo desenhado no caderno. Uma boa hora para reflexão e novos questionamentos, desta vez com calma, longe da competição e euforia da brincadeira, poderá ser também o melhor momento para pontuação individual na tabela.











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