quarta-feira, 25 de junho de 2014

Mercadinho no jogo da trilha

Com o objetivo de desenvolver uma atividade com rótulos e seus respectivos valores, começaremos nesta terça-feira (24/06) aplicar uma sequência didática dividida em cinco etapas. No desenvolvimento das quatro primeiras etapas tivemos a participação dos professores de Arte (Suelian), Ciências (Rosemar) e Educação Física (Weverton).
Na quinta etapa as crianças produziram uma carta direcionada à família contando como foi o desenvolvimento das quatro primeiras etapas. A atividade será finalizada nesta quinta-feira (26/06) quando as crianças trouxerem o resultado de uma pesquisa sobre o valor de um dos produtos distribuídos na trilha.
A atividade do mercadinho (rótulos) será retomada em outras datas apenas na 4ª etapa (jogo), por ser a mais significativa e atraente para as crianças. Quanto aos painéis serão usados em outros jogos, como sequência numérica, soletrando, etc.
Confira abaixo as regras do “Mercadinho Faz de Conta no jogo da trilha” e a atividade dividida em cinco etapas.

Mercadinho Faz de Conta no Jogo na Trilha:

Vence o jogo o grupo que primeiro completar a trilha, percorrendo todos os blocos/divisórias seguindo a quantidade indicada pelo dado, ou seja, da lacuna saída até a chegada.

Jogadores:
Média: três grupos de oito a dez jogadores.

Componentes:
- 3 Painéis, cada um composto por 46 divisões entre os blocos/lacunas de saída e chegada;
- 3 dados de 6 faces;
- Rótulos/embalagens suficiente para preencher as 46 lacunas de cada painel da trilha

Regras:
- Cada grupo deverá se organizar formando duplas alinhadas em fila;
- Uma dupla deverá jogar o dado e contar as casas conforme o número que corresponde à parte superior que o dado cair.
- A dupla levará o rótulo até a lista (ordem alfabética), deverá encontrar o nome com seu respectivo valor, seguirá até o caixa e separará o papel moeda que corresponde ao preço do produto;
- Se o valor estiver correto, a dupla corre e deposita o rótulo num local à parte e a próxima dupla joga o dado contando a partir da lacuna vaga (de onde foi retirado o último rótulo). Caso o resultado não esteja correto o coordenador do caixa (dinheirinho), pedirá que a dupla refaça o valor ou retorne à lista de valores para encontrar o erro.

- Marcará pontos na tabela do mês o grupo que terminar em:
  • Primeiro lugar – 3 pontos;
  • Segundo lugar – 2 pontos;
  • Terceiro lugar – 1 ponto.

As cinco etapas da atividade
1ª etapa:
Apresentação dos rótulos e embalagens:
- Dividir os grupos de trabalho (jogo);
- Organizar a sala em círculo;
- As crianças devem ter:
- Contato com os rótulos e embalagens;
- Fazer leitura para a professora escriba construir uma tabela (Datashow);
- Discutir os valores dos produtos e registrar na tabela;
- Ao término da tabela esta deverá ser impressa quatro cópias em ordem alfabética, uma para cada grupo do jogo e outra destinada à conferência do coordenador do caixa.

2ª etapa:
Apresentação do papel moeda:
- Organizar a sala de aula em círculo;
- Fazer a apresentação do dinheirinho;
- Trazer um grupo por vez ao centro e aplicar treinamento rápido com as cédulas. Ex.: como podemos formar R$ 6,00/ R$ 7,00/ R$ 8,00/ R$ 9,00, diferentes estratégias de se formar o mesmo valor...

3ª etapa:
Apresentação da trilha / regra do jogo:
- Organizar a sala de aula em círculo;
- Fazer demonstração dos painéis, o significado de lacuna;
- Distribuir os rótulos numa das trilhas;
- Apresentar as regras representando o jogo passo-a-passo.

4ª etapa:
Execução do jogo:
- Organizar o espaço do jogo para: três painéis, três mesas com listas e uma para o caixa;
- Cada grupo distribuirá os rótulos nas lacunas da trilha;
- A primeira dupla de cada grupo iniciará jogando o dado;
- Conforme o número que sair no dado, contará as lacunas;
- Pegará o rótulo imediatamente, encontrará na lista e verificará o valor;
- Correrá para o caixa (que é único), pegará o valor do produto;

- A Prof.ª coordenadora do caixa deverá ter uma lista à mão para saber se o produto que a criança tem está de acordo com o valor demonstrado no papel moeda. Caso não esteja, a dupla fará o valor novamente ou terá de recorrer à lista do seu grupo para nova pesquisa. Estando correto, a dupla colocará o rótulo num recipiente à parte e correrá para o final da fila do seu grupo. Imediatamente a dupla da frente jogará o dado contando a partir da lacuna em que foi retirado o último rótulo.

5ª etapa:
Produção de uma carta sobre o jogo:
- Professora escriba;
- Crianças instigadas a contar a história do jogo, seu processo em todas as etapas;
- O contato com rótulos/embalagens de produtos, dinheirinho;
- O consenso dos valores;
- Escolher um produto para pesquisarem junto à família o valor real;

- Após o término da carta, fazer impressão e enviar com as crianças para que possam concluir a atividade com a pesquisa do valor do produto escolhido.























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