quarta-feira, 11 de junho de 2014

Unidades de medida de comprimento


Nesta terça e quarta-feira (10 e 11/06) as crianças receberam para análise as unidades de medida de comprimento: régua, metro e fita métrica com o objetivo de fazer com que elas refletissem sobre o uso desses objetos no dia-a-dia. Fiz alguns comentários explicando o significado dos tracinhos desenhados nas três unidades de medida e perguntei se alguém conhecia uma fita que encolhia numa forma de carretilha, teve crianças (conhecimento prévio) afirmando que o pai tinha na fazenda uma fita bem grande.
Para começarmos os trabalhos com os referidos objetos, repartimos a sala em três grupos de oito componentes. A proposta era para elas em cada agrupamento medir uma cartolina, dividi-la em 16 quadros e formar uma grade utilizando um dos objetos de medida. Foram feitas várias intervenções até que chegassem ao modelo de grade que estava visualizado na parede. Antes que fizessem os traços, sugeri para fazerem apenas dobras demarcando o lugar por onde teriam de traçar os riscos. Elas precisavam entender que teriam de formar quatro dobras de cada lado da cartolina para chegar à quantidade de quadros indicada. Para isso, a cada lado que dobravam eram instigadas a contar em quantas partes estava sinalada. O primeiro grupo que preferiu dobrar as partes maiores, contou: - Tem quatro! Exclamaram os mais rápidos. Novamente foi sugerido que fizessem o mesmo nos dois lados menores e para a surpresa deles as dobras tinham formado os 16 quadros da grade.
Quando um grupo entendia e punha em prática as marcas, este passava para o comando da professora Miriam que os orientava no traçar os riscos sobre as marcas e entregava 16 nomes de animais para colar em cada quadro.
A grade fazia parte do jogo que ia acontecer nos dois últimos horários de quarta-feira (11/06). Confira o material utilizado, estratégias e a regras do jogo que têm como objetivo principal ajudar algumas crianças na aquisição dos números e na leitura do nome dos animais da Trilha Ecológica que irá acontecer (I etapa) no retorno das férias de julho. A brincadeira será desenvolvida por várias vezes tendo apenas a troca das réplicas com seus respectivos nomes e os números/nomes da lista.

Jogo: Qual é o número do animal?
Material:
- 138 tampas plásticas de garrafas (46 de cada cor) ou a quantidade que desejar trabalhar;
- Números impressos (conforme o número que deseja trabalhar). Os números devem ser recortados e fixados dentro das tampinhas;
- 3 cartolinas – em cada uma deve conter 16 desenhos de animais ou réplicas distribuídos em grade com seus respectivos nomes;
- 3 listas iguais – em cada uma deve conter 16 nomes dos animais que estão na grade numerados;
- 9 folhas Sulfite (números, nomes dos animais e listas) Marcador permanente, régua, metro ou fita métrica.
- 48 réplicas de animais ou desenhos.
Estratégia:
- Dividir a sala em três grupos;
- Cada grupo terá um amontoado de 46 tampas (mesma cor) à sua frente, todas de borco para cima contendo sequência numérica (em estudo), encaixada dentro delas e distribuídas desordenadamente;
- Dentre as 46 tampas devem conter os 16 números dos animais da lista;
- Expor as grades (cartolina) com desenhos de animais ou réplicas numa distância de mais ou menos três metros dos grupos;
- Do lado oposto deverá ser fixada numa mesa a lista com o nome dos animais e seus respectivos números;
Regras:
- De forma ordenada uma dupla vai até a grade observar os animais/nomes;
- Escolher um e ir até a lista para descobrir qual é o número indicado do animal;
- Encontrar o número nas tampas e colocar na grade do lado do animal;
- Seguir a próxima dupla no mesmo processo até que todos os grupos preencham as grades de forma correta, ou seja, o número e nome do animal deverão estar no mesmo quadro. Quando houver erro o grupo terá de retornar e corrigir a falha;
- Marcarão pontos na tabela do mês o grupo que terminar em:
  • Primeiro lugar – 3 pontos;
  • Segundo lugar – 2 pontos;
  • Terceiro lugar – 1 ponto.
LISTA DE ANIMAIS DA TRILHA ECOLÓGICA DE PERCEPÇÃO NO JOGO Nº 01
1.                   
ABELHA
2.                   
BARATA
3.                   
BODE
4.                   
BURRO
5.                   
CABRA
6.                   
CACHORRO
7.                   
CARNEIRO
8.                   
CAVALO
9.                   
CIGARRA
10.               
DINOSSAURO
11.               
LAGARTA
12.               
LEÃO
13.               
MOSCA
14.               
ONÇA
15.               
PORCA
16.               
VACA






















Nenhum comentário:

Postar um comentário