Nesta terça e quarta-feira (10 e
11/06) as crianças receberam para análise as unidades de medida de comprimento:
régua, metro e fita métrica com o objetivo de fazer com que elas refletissem
sobre o uso desses objetos no dia-a-dia. Fiz alguns comentários explicando o
significado dos tracinhos desenhados nas três unidades de medida e perguntei se
alguém conhecia uma fita que encolhia numa forma de carretilha, teve crianças (conhecimento
prévio) afirmando que o pai tinha na fazenda uma fita bem grande.
Para começarmos os trabalhos com
os referidos objetos, repartimos a sala em três grupos de oito componentes. A proposta
era para elas em cada agrupamento medir uma cartolina, dividi-la em 16 quadros e
formar uma grade utilizando um dos objetos de medida. Foram feitas várias intervenções
até que chegassem ao modelo de grade que estava visualizado na parede. Antes que
fizessem os traços, sugeri para fazerem apenas dobras demarcando o lugar por
onde teriam de traçar os riscos. Elas precisavam entender que teriam de formar
quatro dobras de cada lado da cartolina para chegar à quantidade de quadros
indicada. Para isso, a cada lado que dobravam eram instigadas a contar em quantas
partes estava sinalada. O primeiro grupo que preferiu dobrar as partes maiores,
contou: - Tem quatro! Exclamaram os mais rápidos. Novamente foi sugerido que
fizessem o mesmo nos dois lados menores e para a surpresa deles as dobras
tinham formado os 16 quadros da grade.
Quando um grupo entendia e punha
em prática as marcas, este passava para o comando da professora Miriam que os
orientava no traçar os riscos sobre as marcas e entregava 16 nomes de animais
para colar em cada quadro.
A grade fazia parte do jogo que
ia acontecer nos dois últimos horários de quarta-feira (11/06). Confira o material
utilizado, estratégias e a regras do jogo que têm como objetivo principal ajudar
algumas crianças na aquisição dos números e na leitura do nome dos animais da
Trilha Ecológica que irá acontecer (I etapa) no retorno das férias de julho. A brincadeira
será desenvolvida por várias vezes tendo apenas a troca das réplicas com seus
respectivos nomes e os números/nomes da lista.
Jogo: Qual é o número do animal?
Material:
- 138 tampas plásticas
de garrafas (46 de cada cor) ou a quantidade que desejar trabalhar;
- Números impressos
(conforme o número que deseja trabalhar). Os números devem ser recortados e fixados
dentro das tampinhas;
- 3 cartolinas – em
cada uma deve conter 16 desenhos de animais ou réplicas distribuídos em grade
com seus respectivos nomes;
- 3 listas iguais – em
cada uma deve conter 16 nomes dos animais que estão na grade numerados;
- 9 folhas Sulfite (números,
nomes dos animais e listas) Marcador permanente, régua, metro ou fita métrica.
- 48 réplicas de
animais ou desenhos.
Estratégia:
- Dividir a sala em
três grupos;
- Cada grupo terá um
amontoado de 46 tampas (mesma cor) à sua frente, todas de borco para cima
contendo sequência numérica (em estudo), encaixada dentro delas e distribuídas
desordenadamente;
- Dentre as 46 tampas
devem conter os 16 números dos animais da lista;
- Expor as grades
(cartolina) com desenhos de animais ou réplicas numa distância de mais ou menos
três metros dos grupos;
- Do lado oposto deverá
ser fixada numa mesa a lista com o nome dos animais e seus respectivos números;
Regras:
-
De
forma ordenada uma dupla vai até a grade observar os animais/nomes;
- Escolher um e ir até
a lista para descobrir qual é o número indicado do animal;
- Encontrar o número
nas tampas e colocar na grade do lado do animal;
- Seguir a próxima
dupla no mesmo processo até que todos os grupos preencham as grades de forma
correta, ou seja, o número e nome do animal deverão estar no mesmo quadro.
Quando houver erro o grupo terá de retornar e corrigir a falha;
- Marcarão pontos na
tabela do mês o grupo que terminar em:
- Primeiro
lugar – 3 pontos;
- Segundo
lugar – 2 pontos;
- Terceiro
lugar – 1 ponto.
LISTA DE ANIMAIS DA
TRILHA ECOLÓGICA DE PERCEPÇÃO NO JOGO Nº 01
1.
|
ABELHA
|
2.
|
BARATA
|
3.
|
BODE
|
4.
|
BURRO
|
5.
|
CABRA
|
6.
|
CACHORRO
|
7.
|
CARNEIRO
|
8.
|
CAVALO
|
9.
|
CIGARRA
|
10.
|
DINOSSAURO
|
11.
|
LAGARTA
|
12.
|
LEÃO
|
13.
|
MOSCA
|
14.
|
ONÇA
|
15.
|
PORCA
|
16.
|
VACA
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário