Outra vez foi aplicado na sala o jogo “Quem encontrou mais” que tem como
finalidade neste primeiro bimestre direcionar as crianças procurar letras ou
palavras em diferentes textos, sendo seguido de outras tarefas envolvendo ortografia
e desenhos geométricos. Um dos objetivos de colocar o treinamento ortográfico
no jogo, ou seja, num clima de competição é de promover a produção da escrita por
várias vezes consecutivas sem que as crianças se sintam enfadadas. Desta forma,
aqueles que finalizam primeiro levantam para estimular/pressionar o/a colega concluir
com maior rapidez a proposta de cada etapa. Os registros das colocações eram
feitos na lousa à medida que os grupos finalizavam para em seguida serem
trocados pela numeração “3, 2, 1” (3 pontos – 1º lugar; 2 pontos – 2º lugar; 1
ponto – 3º lugar). Ao término das seis etapas, foram somados os valores e
automaticamente a colocação de cada grupo na tabela de pontuação.
A atividade teve seu início na quarta-feira (01/04) e finalização nesta
segunda-feira (06/04), tendo as propostas de trabalho:
- Primeira etapa: no texto “Protetores Solares: sprays não tão
eficazes (http://www.proteste.org.br/saude/cuidados-com-a-pele/noticia/protetores-solares-sprays-nao-tao-eficazes
/ 10 dezembro 2013), teriam de localizar e circular as palavras
produtos (6 vezes), proteção (2 vezes), solar (2 vezes) e obrigatório (uma
vez);
- Segunda etapa: encontrar e pintar todas as vogais ‘o’;
- Terceira etapa: cobrir e escrever a vogal ‘o’, maiúscula e minúscula
na forma manuscrita;
- Quarta etapa: colorir os desenhos que simbolizam o numeral em
estudo, cobrir os pontilhados do número seis, continuar escrevendo em cinco
linhas num espaço organizado e igual para todos;
- Quinta etapa: colorir os desenhos, cobrir os pontilhados do
numeral sete (número e nome) com a mesma organização da etapa anterior;
- Sexta etapa: desenhar e colorir sete figuras geométricas, sendo três
triângulos e quatro quadrados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário