segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Roda de Números_

Esta brincadeira em forma de roda poderá ser aplicada diferentes atividades, como: sequência numérica, números de 2 em 2, 3 em 3..., pares e ímpares, reconhecimento de numerais nas fichas ou tampinhas de borco para baixo, etc.
Hoje brincamos de “par e ímpar”. Primeiramente fizemos um treinamento com as crianças na oralidade sobre os números pares e ímpares de 0 a 9, esclarecendo a importância da memorização para desenvolver a tarefa, onde o erro deixaria temporariamente fora da brincadeira até que começasse novamente.
O objetivo é fazer reconhecer que os números terminados em 0, 2, 4, 6, 8 são pares e 1, 3, 5, 7, 9 são ímpares. Com a prática da brincadeira será introduzida cada vez mais uma quantidade maior de numerais. Neste sentido espera-se que as crianças reconheçam os números pares e ímpares ludicamente, antes de fazer outras atividades voltadas para a prática da escrita.
Regras para par ou ímpar:
- Forma-se uma roda e senta-se ao chão;
- Faz-se a votação para escolha “par ou ímpar” e a quantidade que repetirá os números por brincadeira;
- Uma criança começa do nº zero (se a escolha for par) e as outras que estão posicionadas no sentido horário continuam: “dois”, “quatro”, “seis”, “oito”, “zero”, “dois”, “quatro”,...;
- Se alguma criança falar um número ímpar levantará e deve ficar em pé sem sair da roda, porém não participará até que finalize a quantidade de rodadas combinadas antes do início da brincadeira;

- Se a primeira vez da brincadeira foi escolhida números pares, automaticamente a segunda terá de ser ímpar;

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