Esta brincadeira em forma de roda
poderá ser aplicada diferentes atividades, como: sequência numérica, números de
2 em 2, 3 em 3..., pares e ímpares, reconhecimento de numerais nas fichas ou
tampinhas de borco para baixo, etc.
Hoje brincamos de “par e ímpar”.
Primeiramente fizemos um treinamento com as crianças na oralidade sobre os
números pares e ímpares de 0 a 9, esclarecendo a importância da memorização
para desenvolver a tarefa, onde o erro deixaria temporariamente fora da brincadeira
até que começasse novamente.
O objetivo é fazer reconhecer que
os números terminados em 0, 2, 4, 6, 8 são pares e 1, 3, 5, 7, 9 são ímpares. Com
a prática da brincadeira será introduzida cada vez mais uma quantidade maior de
numerais. Neste sentido espera-se que as crianças reconheçam os números pares e
ímpares ludicamente, antes de fazer outras atividades voltadas para a prática
da escrita.
Regras para par ou ímpar:
- Forma-se uma roda e senta-se ao
chão;
- Faz-se a votação para escolha
“par ou ímpar” e a quantidade que repetirá os números por brincadeira;
- Uma criança começa do nº zero
(se a escolha for par) e as outras que estão posicionadas no sentido horário
continuam: “dois”, “quatro”, “seis”, “oito”, “zero”, “dois”, “quatro”,...;
- Se alguma criança falar um
número ímpar levantará e deve ficar em pé sem sair da roda, porém não
participará até que finalize a quantidade de rodadas combinadas antes do início
da brincadeira;
- Se a primeira vez da
brincadeira foi escolhida números pares, automaticamente a segunda terá de ser
ímpar;
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