A família é a grande parceira no
desenvolvimento das crianças. Com esse pensamento nós educadoras do 1º ano “B”
da Escola Municipal Alcino Carneiro deixamos desde o início do ano letivo o
convite aos familiares dos meninos e meninas da referida sala, para que se
façam presente no contexto escolar, sejam nas brincadeiras, jogos, roda de
leitura, contando histórias... Nossos sinceros agradecimentos aos que se
prontificam e comparecem para nos ajudar. Obrigada especialmente à mamãe da
Yasmin que nesta quarta-feira (27/08) esteve conosco contribuindo com os
trabalhos.
Muitas vezes ao planejar uma
atividade deixamos de aproveitar o máximo dela por não termos pessoas
suficiente para coordenar quantidade maior de grupos. Quando podemos contar com
a presença da família as crianças participam ativamente do processo além de elevar
a autoestima principalmente daquela que é membro do familiar presente.
Uma das exigências sobre o membro
da família participante é que o mesmo não poderá ser coordenador do grupo que o/a
filho/a faz parte, evitando assim possíveis insinuações sobre favorecimento de
pontuações.
No jogo tínhamos duas etapas que
marcavam pontos: o soletrando e par ou ímpar.
Jogo: Soletrando
animais no 'tabuleiro trilha' e par ou ímpar nas tampinhas
Regras:
- Dividir as crianças em três grupos;
- Elaborar um fitilho com os nomes dos componentes
dos grupos (G1, G2, G3) para registro dos pontos na frente de cada participante;
- Coordenadores: professores, monitores e família;
- A criança joga o dado e conta as lacunas do “tabuleiro
trilha” conforme a numeração da posição que o mesmo cair para cima;
- Deverá retirar o animal da lacuna e soletrar o
nome dentro de três chances. Respondendo corretamente o coordenador marcará 1
ponto na frente do nome da criança e se não, passará para a etapa seguinte;
- A criança levantará uma tampinha, fará a leitura
do número e responderá se é par ou ímpar. Respondendo corretamente o
coordenador marcará mais 1 ponto na frente do nome da criança e se não, passará
a vez para o seguinte do grupo;
- A próxima criança contará os números do dado a
partir da lacuna vaga na trilha;
- No final de todos concorrentes terem participado
do jogo em seus respectivos agrupamentos, todas as crianças serão convidadas
fazer a soma oralmente da quantidade de pontos de cada grupo. Um dos
coordenadores faz o registro das somas nos fitilhos;
- Marcará na tabela do mês os seguintes pontos:
- 1º
lugar – 3 pontos;
- 2º
lugar – 2 pontos;
- 3º
lugar – 1 ponto.
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