sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Mãe de Aluna Coordena Jogo

A família é a grande parceira no desenvolvimento das crianças. Com esse pensamento nós educadoras do 1º ano “B” da Escola Municipal Alcino Carneiro deixamos desde o início do ano letivo o convite aos familiares dos meninos e meninas da referida sala, para que se façam presente no contexto escolar, sejam nas brincadeiras, jogos, roda de leitura, contando histórias... Nossos sinceros agradecimentos aos que se prontificam e comparecem para nos ajudar. Obrigada especialmente à mamãe da Yasmin que nesta quarta-feira (27/08) esteve conosco contribuindo com os trabalhos.
Muitas vezes ao planejar uma atividade deixamos de aproveitar o máximo dela por não termos pessoas suficiente para coordenar quantidade maior de grupos. Quando podemos contar com a presença da família as crianças participam ativamente do processo além de elevar a autoestima principalmente daquela que é membro do familiar presente.
Uma das exigências sobre o membro da família participante é que o mesmo não poderá ser coordenador do grupo que o/a filho/a faz parte, evitando assim possíveis insinuações sobre favorecimento de pontuações.
No jogo tínhamos duas etapas que marcavam pontos: o soletrando e par ou ímpar.
Jogo: Soletrando animais no 'tabuleiro trilha' e par ou ímpar nas tampinhas
Regras:
- Dividir as crianças em três grupos;
- Elaborar um fitilho com os nomes dos componentes dos grupos (G1, G2, G3) para registro dos pontos na frente de cada participante;
- Coordenadores: professores, monitores e família;
- A criança joga o dado e conta as lacunas do “tabuleiro trilha” conforme a numeração da posição que o mesmo cair para cima;
- Deverá retirar o animal da lacuna e soletrar o nome dentro de três chances. Respondendo corretamente o coordenador marcará 1 ponto na frente do nome da criança e se não, passará para a etapa seguinte;
- A criança levantará uma tampinha, fará a leitura do número e responderá se é par ou ímpar. Respondendo corretamente o coordenador marcará mais 1 ponto na frente do nome da criança e se não, passará a vez para o seguinte do grupo;
- A próxima criança contará os números do dado a partir da lacuna vaga na trilha;
- No final de todos concorrentes terem participado do jogo em seus respectivos agrupamentos, todas as crianças serão convidadas fazer a soma oralmente da quantidade de pontos de cada grupo. Um dos coordenadores faz o registro das somas nos fitilhos;
- Marcará na tabela do mês os seguintes pontos:
- 1º lugar – 3 pontos;
- 2º lugar – 2 pontos;
- 3º lugar – 1 ponto.














Nenhum comentário:

Postar um comentário