domingo, 31 de agosto de 2014

Tabela de agosto

Devido a construção da Trilha Ecológica houve um pequeno atraso na publicação da  imagem das crianças que conseguiram estar entre as seis primeiras colocações na quarta tabela do ano.


sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Mãe de Aluna Coordena Jogo

A família é a grande parceira no desenvolvimento das crianças. Com esse pensamento nós educadoras do 1º ano “B” da Escola Municipal Alcino Carneiro deixamos desde o início do ano letivo o convite aos familiares dos meninos e meninas da referida sala, para que se façam presente no contexto escolar, sejam nas brincadeiras, jogos, roda de leitura, contando histórias... Nossos sinceros agradecimentos aos que se prontificam e comparecem para nos ajudar. Obrigada especialmente à mamãe da Yasmin que nesta quarta-feira (27/08) esteve conosco contribuindo com os trabalhos.
Muitas vezes ao planejar uma atividade deixamos de aproveitar o máximo dela por não termos pessoas suficiente para coordenar quantidade maior de grupos. Quando podemos contar com a presença da família as crianças participam ativamente do processo além de elevar a autoestima principalmente daquela que é membro do familiar presente.
Uma das exigências sobre o membro da família participante é que o mesmo não poderá ser coordenador do grupo que o/a filho/a faz parte, evitando assim possíveis insinuações sobre favorecimento de pontuações.
No jogo tínhamos duas etapas que marcavam pontos: o soletrando e par ou ímpar.
Jogo: Soletrando animais no 'tabuleiro trilha' e par ou ímpar nas tampinhas
Regras:
- Dividir as crianças em três grupos;
- Elaborar um fitilho com os nomes dos componentes dos grupos (G1, G2, G3) para registro dos pontos na frente de cada participante;
- Coordenadores: professores, monitores e família;
- A criança joga o dado e conta as lacunas do “tabuleiro trilha” conforme a numeração da posição que o mesmo cair para cima;
- Deverá retirar o animal da lacuna e soletrar o nome dentro de três chances. Respondendo corretamente o coordenador marcará 1 ponto na frente do nome da criança e se não, passará para a etapa seguinte;
- A criança levantará uma tampinha, fará a leitura do número e responderá se é par ou ímpar. Respondendo corretamente o coordenador marcará mais 1 ponto na frente do nome da criança e se não, passará a vez para o seguinte do grupo;
- A próxima criança contará os números do dado a partir da lacuna vaga na trilha;
- No final de todos concorrentes terem participado do jogo em seus respectivos agrupamentos, todas as crianças serão convidadas fazer a soma oralmente da quantidade de pontos de cada grupo. Um dos coordenadores faz o registro das somas nos fitilhos;
- Marcará na tabela do mês os seguintes pontos:
- 1º lugar – 3 pontos;
- 2º lugar – 2 pontos;
- 3º lugar – 1 ponto.














quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Par ou ímpar com dados e tampinhas

- 3 dados;
- 45 a 50 tampinhas numeradas;
- Uma folha de papel sulfite;
- 1 Lápis;

Estratégias:
- Dividir as crianças em três grupos;
- Formar uma roda e posicionar os grupos alternadamente;
- Uma criança de cada grupo recebe um dado para jogar e a que tirar número maior iniciará o jogo;
- o jogador inicia jogando os três dados e este deverá fazer a soma e ditar em voz alta o total;
- Se a soma tiver correta, o jogador será questionado sobre o total se é número par ou ímpar;
- Se a resposta estiver correta, o jogador pegará a ficha do seu grupo e marcará 1 ponto;
- Em seguida escolherá uma tampinha e ditará o número em voz alta;
- Novamente será questionado se é par ou ímpar;
- Se a resposta estiver correta, o jogador marcará mais 1 ponto e passará a vez da jogada ao colega que está posicionado à sua esquerda na roda;
- O jogo finalizará até que todos tenham jogado os três dados e efetuado a soma;
- o grupo que obtiver maior quantidade de pontos ficará em 1º lugar e marcará 3 pontos na tabela; 2º lugar 2 pontos; e 3º lugar 1 ponto.

Obs.: O jogador só marca pontos quando a soma dos dados está correta e acertou o par ou ímpar. Quando falhar na primeira etapa, passa para a da frente, ou seja, as tampinhas de borco para baixo. Se também houver falha no número ou par/ímpar, não marcará nenhum ponto e passa a jogada sempre para quem está posicionado à esquerda na roda.








segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Roda de Números_

Esta brincadeira em forma de roda poderá ser aplicada diferentes atividades, como: sequência numérica, números de 2 em 2, 3 em 3..., pares e ímpares, reconhecimento de numerais nas fichas ou tampinhas de borco para baixo, etc.
Hoje brincamos de “par e ímpar”. Primeiramente fizemos um treinamento com as crianças na oralidade sobre os números pares e ímpares de 0 a 9, esclarecendo a importância da memorização para desenvolver a tarefa, onde o erro deixaria temporariamente fora da brincadeira até que começasse novamente.
O objetivo é fazer reconhecer que os números terminados em 0, 2, 4, 6, 8 são pares e 1, 3, 5, 7, 9 são ímpares. Com a prática da brincadeira será introduzida cada vez mais uma quantidade maior de numerais. Neste sentido espera-se que as crianças reconheçam os números pares e ímpares ludicamente, antes de fazer outras atividades voltadas para a prática da escrita.
Regras para par ou ímpar:
- Forma-se uma roda e senta-se ao chão;
- Faz-se a votação para escolha “par ou ímpar” e a quantidade que repetirá os números por brincadeira;
- Uma criança começa do nº zero (se a escolha for par) e as outras que estão posicionadas no sentido horário continuam: “dois”, “quatro”, “seis”, “oito”, “zero”, “dois”, “quatro”,...;
- Se alguma criança falar um número ímpar levantará e deve ficar em pé sem sair da roda, porém não participará até que finalize a quantidade de rodadas combinadas antes do início da brincadeira;

- Se a primeira vez da brincadeira foi escolhida números pares, automaticamente a segunda terá de ser ímpar;

Contando História com as Crianças

O gatinho trapalhão


“Contando história com as crianças” é uma das atividades que envolvem a família dentro da escola, oportuniza aos meninos e meninas convidar principalmente os pais para contar história na sala de aula tendo participação das crianças. Também é mais uma das formas de desenvolver a leitura com prazer e elevar a autoestima delas.

Nesta segunda-feira (11/08) estava programado para estar conosco a mamãe Gislângela, mas houve um imprevisto e compareceu vovó Maria Aparecida deixando o netinho João Pedro muito feliz. Ela contou junto com as crianças a história: “O Gatinho Trapalhão” encontrada no site http://www.contandohistoria.com/fabulas.htm.  Para orientar a leitura das crianças parte do texto está organizado na cor vermelha.













Roda de leitura uma palavra por vez


De forma positiva os meninos e meninas aguardavam com ansiedade a primeira pontuação na “Roda de leitura uma palavra por vez”. A referida atividade é uma brincadeira que prende a atenção e desenvolve na criança habilidades na leitura.
Desde a primeira roda as crianças estão sendo treinadas cantar as músicas e aos poucos vão aprendendo associar a melodia (palavra cantada) com a escrita. Desde o dia 23/07 ocorreram sete rodas de leitura e em cada uma delas uma música diferente. São elas:
23/07/2014 – Meu Burrinho (CD Canções para crianças M: 4)

Canta meu burrinho
Quando vai passar
Ninguém como o burro
Sabe relinchar
In, on,
In, on,
In, on, in, on. in, on.

25/07/2014 – O Filhote da Coruja  (CD Letramento Divertido M: 32)

O filhote da coruja
É feinho de doer.
Olhos grandes,
Unhas curvas,
Mas ninguém pode dizer.

Briga muito a mãe coruja
Se isso acontecer.
Para ela seu filhote
É o mais bonito de se ver.


Piuí Piuí Piuí
Coloca a mão no meu ombro
Piuí Piuí Piuí
Não deixa o trem descarrilhar
 

Eu sou a máquina
E vocês são os vagões
E os passageiros 
São os nossos corações


Bicho papão
Sai de cima do telhado
Deixa esse menino
Dormir sossegado

04/08/2014 – Pastorinho (CD 02 M-05 – Baby Hits II)

Havia um Pastorinho
Que andava a pastorar
Saiu de sua casa
E pôs-se a cantar:

Dó ré mi fá-fá-fá.
Dó ré dó ré-ré-ré.
Dó sol fá mi-mi-mi.
Dó ré mi fá-fá-fá.

Chegando ao palácio
A rainha lhe falou:
Alegre Pastorinho
Seu canto me agradou.

Dó ré mi fá-fá-fá.
Dó ré dó ré-ré-ré.
Dó sol fá mi-mi-mi.
Dó ré mi fá-fá-fá.

06/08/2014 – Palhacinho Barrigudo (CD Letramento Divertido M-14)

Palhacinho barrigudo,
Bate palmas, sem parar!
Bate palmas, palhacinho,
Para o público animar...

Pula alto, palhacinho
Para a dança começar.
Corre, corre, animado
E roda, roda, sem parar!

11/08/2014 – O Sapo na beira da lagoa (CD Canções para crianças M: 5)

O sapo, o sapo,
Na beira da lagoa,
Não tem, não tem,
Rabinho e nem orelha,

Uá, quá, quá,
Uá, quá, quá,                         
Uá, quá, quá, quá, quá.