quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Votação para a roda de leitura

Nesta quinta-feira (23/10), havia roda de leitura marcada com a participação da mãe de uma aluna, mas devido algum motivo de força maior as duas não compareceram à escola. No entanto, mesmo sem a presença da convidada as crianças cobraram a brincadeira e por estarmos num período de eleições, fiz a proposta de três números representando músicas no livrinho para que houvesse votação entre a 129, 140 e 141. Foi dado a elas um prazo para encontrar, fazer leitura e escolha das referidas músicas.
Durante o tempo de observação foi explicado sobre a votação, ou seja, assim como nas eleições para a escolha dos deputados, senadores e presidente do nosso país, o voto é uma escolha pessoal e individual, na nossa sala ocorreria da mesma forma, os colegas não precisavam saber da escolha. Também foi dito que se o numeral não tivesse escrito corretamente não valeria o voto. Logo depois receberam um pedaço de papel para o registro do número.
Na lousa foram expostos os três numerais mais a palavra "NULO". Cada voto era aberto e ditado em voz alta seguido do registro. As crianças foram muito participativas, pois à medida que os votos aumentavam os grupos de cada numeral surgiam fazendo torcida. O resultado ficou: 129 – 8 votos; 140 – 7 votos; 141 – 7 votos Nulos – 2 votos.
No início da brincadeira mais um combinado, de que ninguém poderia continuar na roda se houvesse algum deslize, pois não tínhamos a presença da prof.ª Miriam para auxiliar nos trabalhos.

Coa fubá, coa fubá
Essa moça morena não sabe coar.
Coar fubá, coar fubá
Dá a peneira pra outra que sabe coar. (bis)

Pinheiro me dá uma pinha.
Roseira me dá um botão.
Menina me dá um abraço,
Que eu te dou meu coração. (bis)

Coa fubá, coa fubá
Essa moça morena não sabe coar.
Coar fubá, coar fubá
Dá a peneira pra outra que sabe coar. (bis)

Grande empolgação das crianças na hora de votar e na apuração promovendo no dia seguinte uma nova eleição utilizando duas das músicas da votação anterior, desta vez elas foram mais cautelosas na escrita do numeral, não houve erros e nem votos nulos.
A música com maior número de votos foi a 140.

O limão que entrou na roda
Roda de mão em mão, o limão. (bis)

Ele foi, ele veio,
Ele é quem não chegou.
Ta no meio do caminho
A princesa que roubou (bis)

Chora Mané, não chora não.
Chora porque perdeu o limão (bis)

Ele foi, ele veio,
Ele é quem não chegou.
Ta no meio do caminho
A princesa que roubou.



Nenhum comentário:

Postar um comentário