segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Mamãe Terezinha na Roda de Leitura

Nesta segunda-feira (20/10) esteve presente no quarto horário para participar da atividade “Roda de leitura uma palavra por vez” a Sra. Terezinha, mamãe da Carla Tamara. A mesma chegou num momento oportuno de busca e aprendizagem, onde duas crianças comentavam que estavam procurando Alcinópolis no mapa do Estado de Mato Grosso do Sul exposto no pátio da escola durante o período do recreio.
Nas primeiras aulas havia feito um trabalho expositivo com banner, livros e panfletos informativos (propaganda) das inscrições rupestres de Alcinópolis, outras localidades turísticas regionais e de vários estados brasileiros. A maioria deles possui mapas demonstrando o ponto exato das áreas de propaganda. Partindo desse tópico, tivemos um diálogo sobre o significado dos mapas exemplificando a partir do desenho do pé de uma criança, do corpo humano, da sala de aula, da escola, as ruas que a circunda, o mapa da cidade, do estado...
Para aproveitar o momento de curiosidade convidamos Dona Terezinha ir conosco visitar os mapas de Alcinópolis e do Estado de Mato Grosso do Sul, expostos no pátio da escola antes de começarmos a brincadeira de leitura combinada, para aguçar mais as crianças que estavam no clima da pesquisa e provocar o desejo de busca nas que ainda não haviam despertado.
No mapa do estado foram visualizados Alcinópolis, a capital Campo Grande e outras cidades. No mapa de Alcinópolis que tem uma população inferior a 5.000 habitantes (http://pt.wikipedia.org/wiki/Alcin%C3%B3polis) e devido o tempo/compromisso com a convidada, foram lançados alguns desafios para serem desenvolvidos noutros momentos (chegada à escola, recreio, etc.), que são:
- Crianças moradoras da zona urbana – pesquisar o próprio endereço e localização das residências;
- Crianças moradoras da zona rural – pesquisar a localidade da escola, o supermercado que costumam fazer compras...
Em seguida fomos para nossa atividade ‘Roda de leitura uma palavra por vez’, que tem regras como estar centrado e acompanhando cada palavra pronunciada do texto e infelizmente houve alguns desatentos sendo eliminados no decorrer da leitura.
No término da brincadeira a Sra. Terezinha solicitou atenção às crianças para contar o motivo de sua filha ser um dos destaques de leitura da sala e por ser leitora ainda no segundo bimestre. Disse a mãe, que a filha muitas vezes em casa se ausentava das conversas, pois estava quieta com o livrinho de música lendo os textos. Pediu maior compromisso e interesse delas pela leitura para se equipararem ao nível da Carla Tamara.
Obrigada pela presença e valeu Dona Terezinha! Apareça mais vezes para coordenar grupos de jogos e brincadeiras... É só nos avisar para planejarmos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário