Nesta segunda-feira (20/10)
esteve presente no quarto horário para participar da atividade “Roda de leitura
uma palavra por vez” a Sra. Terezinha, mamãe da Carla Tamara. A mesma chegou
num momento oportuno de busca e aprendizagem, onde duas crianças comentavam que
estavam procurando Alcinópolis no mapa do Estado de Mato Grosso do Sul exposto
no pátio da escola durante o período do recreio.
Nas primeiras aulas havia feito
um trabalho expositivo com banner, livros e panfletos informativos (propaganda)
das inscrições rupestres de Alcinópolis, outras localidades turísticas regionais
e de vários estados brasileiros. A maioria deles possui mapas demonstrando o
ponto exato das áreas de propaganda. Partindo desse tópico, tivemos um diálogo
sobre o significado dos mapas exemplificando a partir do desenho do pé de uma criança,
do corpo humano, da sala de aula, da escola, as ruas que a circunda, o mapa da cidade,
do estado...
Para aproveitar o momento de
curiosidade convidamos Dona Terezinha ir conosco visitar os mapas de Alcinópolis
e do Estado de Mato Grosso do Sul, expostos no pátio da escola antes de
começarmos a brincadeira de leitura combinada, para aguçar mais as crianças que
estavam no clima da pesquisa e provocar o desejo de busca nas que ainda não haviam
despertado.
No mapa do estado foram visualizados
Alcinópolis, a capital Campo Grande e outras cidades. No mapa de Alcinópolis
que tem uma população inferior a 5.000 habitantes (http://pt.wikipedia.org/wiki/Alcin%C3%B3polis)
e devido o tempo/compromisso com a convidada, foram lançados alguns desafios para
serem desenvolvidos noutros momentos (chegada à escola, recreio, etc.), que são:
- Crianças moradoras da zona
urbana – pesquisar o próprio endereço e localização das residências;
- Crianças moradoras da zona
rural – pesquisar a localidade da escola, o supermercado que costumam fazer
compras...
Em seguida fomos para nossa
atividade ‘Roda de leitura uma palavra por vez’, que tem regras como estar
centrado e acompanhando cada palavra pronunciada do texto e infelizmente houve
alguns desatentos sendo eliminados no decorrer da leitura.
No término da brincadeira a Sra.
Terezinha solicitou atenção às crianças para contar o motivo de sua filha ser
um dos destaques de leitura da sala e por ser leitora ainda no segundo
bimestre. Disse a mãe, que a filha muitas vezes em casa se ausentava das
conversas, pois estava quieta com o livrinho de música lendo os textos. Pediu maior
compromisso e interesse delas pela leitura para se equipararem ao nível da
Carla Tamara.
Nenhum comentário:
Postar um comentário