Este jogo ocorreu pela primeira vez na quinta-feira (07/05), no último
horário. À medida que as crianças iam finalizando suas atividades formavam
grupos para praticá-lo.
O referido jogo é composto de pequenos tabuleiros com números sequenciados
numa trilha, onde cada um dos componentes terá um marcador indicando o número
do agrupamento e a cor do jogador.
Material:
- Tabuleiros (4 a 6 unidades);
- Dados (1 para cada tabuleiro);
- Quatro indicadores por tabuleiro em diferentes cores com o número do
grupo. Exemplo: para o primeiro tabuleiro, separar 4 pequenos círculos nas
cores vermelho, amarelo, azul e rosa todos escritos o número ‘1’, indicando que
é o grupo um; para o segundo tabuleiro terá os indicadores nas mesmas
tonalidades, apenas com o numeral ‘2’ indicando ser grupo dois...;
Estratégias:
- Divisão da sala em grupos de
até quatro componentes;
- Cada jogador dentro dos seus
agrupamentos escolherá a cor do seu indicador;
- Escolher de forma democrática a
ordem das jogadas por agrupamento, ou seja, quem iniciará... (livre, par ou
ímpar, dois ou um...);
- Posicionar todos os indicadores
no quadro da saída;
- Só poderá dar início no jogo o
componente que conseguir os números ‘1’ ou ‘6’ no dado. Se tirar outro numeral
passará o dado para o próximo conforme a ordem combinada;
- Ao iniciar a partida o jogador
deverá caminhar nas lacunas numéricas apenas as quantidades indicadas no dado,
salvo quando este cair na casa que tiver setas indicando retornar à casa
anterior ou seguir para posterior;
- Observar o número do dado
quando tiver aproximando do final, pois dependendo da quantidade o jogador
ganha a partida sem chegar à última casa. Exemplo:
- Faltando 6 casas – o jogador ganhará a partida se tirar o número seis
e continuará movimentando no jogo com números menores que 5;
- Faltando 5 casas – o jogador ganhará a partida se tirar o número cinco
e continuará movimentando no jogo com números menores que 4;...
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