Diante das responsabilidades de avaliar as crianças do 1º ano do Ensino
Fundamental da Escola Municipal Alcino Carneiro no decorrer do ano letivo, num
contexto de desenvolvimento e aprendizagem, foram criadas sete planilhas de
pontuação, sendo distribuídas nos seguintes meses:
Tabela de Março/Abril;
Tabela de Maio;
Tabela de Junho/Julho;
Tabela de Agosto;
Tabela de Setembro;
Tabela de Outubro;
Tabela de Novembro/Dezembro;
No último mês (dezembro), também é publicada a ‘Tabela Geral’ que são os
resultados das sete tabelas acima.
Com o objetivo de transparecer o trabalho desenvolvido, elevar a
autoestima das crianças e transmitir confiança às famílias, foi criado o Blog: http://valdecaamcriancas.blogspot.com.br/
para apreciação e acompanhamento do desenvolvimento dos/as filhos/as nas
principais atividades de sala de aula e extraclasse, onde são publicadas as
referidas planilhas conforme os meses já citados.
Quanto à pontuação serão privilegiadas tarefas de jogos e brincadeiras numa
perspectiva de não ocorrer ruptura entre ludicidade e as responsabilidades
atribuídas a essa faixa etária, explorando o contexto educacional e familiar,
procurando atrair as crianças com intensidade para as habilidades necessárias
dentro do que se propõe desenvolver principalmente no início do processo de
alfabetização. Entretanto, são várias atividades desenvolvidas e os critérios
variam conforme a modalidade. Veja alguns exemplos:
- Nos jogos e brincadeiras geralmente trabalhados em três grupos, a
pontuação procede-se da seguinte forma: 1º lugar – 3 pontos; 2º lugar – 2
pontos; 3º lugar – 1 ponto;
- Na brincadeira “Roda de leitura uma palavra por vez”, formada por um
único grupo, a pontuação é individual e varia de 1 a 5 pontos conforme a
eliminação da criança;
- Na atividade “Quem encontrou mais”, independente da quantidade de
grupos, os critérios de pontos por itens solicitados (números, letras, sílabas
ou palavras encontradas em revistas, jornais, etc.), são: o grupo que encontrar
até cinco marca 1 ponto; de seis a nove, 2 pontos; acima de dez, 3 pontos.
- Para jogos ou atividades com mais de três grupos poderá adotar o
seguinte critério:
- Conclusão da tarefa corretamente – 3 pontos;
- Com até duas falhas – 2 pontos;
-Acima de três falhas – 1 ponto.
Também há pontuações isoladas, onde são feitos questionamentos de
explorações ou explicações de conteúdos. Nesse caso são pontuadas apenas as que
dão contribuição espontânea vinculada ao assunto abordado.
Do terceiro para o quarto bimestre quando a maioria das crianças possui
domínio da leitura e escrita, serão desenvolvidas atividades individuais,
dentre elas a interpretação de textos/histórias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário