sexta-feira, 6 de março de 2015

Sobre a Tabela/Planilha de Pontuação

Diante das responsabilidades de avaliar as crianças do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Alcino Carneiro no decorrer do ano letivo, num contexto de desenvolvimento e aprendizagem, foram criadas sete planilhas de pontuação, sendo distribuídas nos seguintes meses:
Tabela de Março/Abril;
Tabela de Maio;
Tabela de Junho/Julho;
Tabela de Agosto;
Tabela de Setembro;
Tabela de Outubro;
Tabela de Novembro/Dezembro;
No último mês (dezembro), também é publicada a ‘Tabela Geral’ que são os resultados das sete tabelas acima.
Com o objetivo de transparecer o trabalho desenvolvido, elevar a autoestima das crianças e transmitir confiança às famílias, foi criado o Blog: http://valdecaamcriancas.blogspot.com.br/ para apreciação e acompanhamento do desenvolvimento dos/as filhos/as nas principais atividades de sala de aula e extraclasse, onde são publicadas as referidas planilhas conforme os meses já citados.
Quanto à pontuação serão privilegiadas tarefas de jogos e brincadeiras numa perspectiva de não ocorrer ruptura entre ludicidade e as responsabilidades atribuídas a essa faixa etária, explorando o contexto educacional e familiar, procurando atrair as crianças com intensidade para as habilidades necessárias dentro do que se propõe desenvolver principalmente no início do processo de alfabetização. Entretanto, são várias atividades desenvolvidas e os critérios variam conforme a modalidade. Veja alguns exemplos:
- Nos jogos e brincadeiras geralmente trabalhados em três grupos, a pontuação procede-se da seguinte forma: 1º lugar – 3 pontos; 2º lugar – 2 pontos; 3º lugar – 1 ponto;
- Na brincadeira “Roda de leitura uma palavra por vez”, formada por um único grupo, a pontuação é individual e varia de 1 a 5 pontos conforme a eliminação da criança;
- Na atividade “Quem encontrou mais”, independente da quantidade de grupos, os critérios de pontos por itens solicitados (números, letras, sílabas ou palavras encontradas em revistas, jornais, etc.), são: o grupo que encontrar até cinco marca 1 ponto; de seis a nove, 2 pontos; acima de dez, 3 pontos.
- Para jogos ou atividades com mais de três grupos poderá adotar o seguinte critério:
- Conclusão da tarefa corretamente – 3 pontos;
- Com até duas falhas – 2 pontos;
-Acima de três falhas – 1 ponto.
Também há pontuações isoladas, onde são feitos questionamentos de explorações ou explicações de conteúdos. Nesse caso são pontuadas apenas as que dão contribuição espontânea vinculada ao assunto abordado.
Do terceiro para o quarto bimestre quando a maioria das crianças possui domínio da leitura e escrita, serão desenvolvidas atividades individuais, dentre elas a interpretação de textos/histórias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário