Foram observadas algumas dificuldades das crianças neste período de
sondagem que é reconhecer o alfabeto em diferentes textos, ou seja, fora da
sequência que habitualmente estavam acostumados. Para auxilia-las na
compreensão foram desenvolvidas atividades principalmente com textos de
músicas, onde elas eram instigadas encontrar palavras com as letras em estudo.
Nesta segunda-feira (16/03) a sala foi dividida em cinco grupos para
participar do jogo “Quem encontrou mais” com critérios de localizar palavras
contendo a vogal ‘E’ nos livros de historinha do “Cantinho da Leitura”. Cada grupo
foi escolhido um coordenador que deveria fazer os registros das palavras
encontradas, portanto, só ele recebia lápis e a folha com as regras, número do
grupo e nome dos componentes.
Como todo jogo tem suas regras para o desenvolvimento e consequentemente
um resultado na pontuação da tabela, havia a obrigatoriedade de todos auxiliarem
na procura, porém só o coordenador tinha o papel principal de anotar
corretamente a palavra e não poderia repeti-la, caso isso acontecesse valeria
apenas um ponto por modelo de palavra. Seguindo o regulamento da brincadeira a pontuação
ficou estabelecida para:
- O grupo que encontrar até cinco palavras - 1 ponto;
- De seis a nove palavras - 2 pontos;
- Acima de dez palavras - 3 pontos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário