segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Projeto de leitura

Com o intuito de criar um ambiente de sala de aula acolhedor para as crianças sentirem confiança, tendo um trabalho que as contemplem, foi criado o projeto Música Meu Mundo de Leitura.
A criança desde cedo mantém contato com diversos tipos de textos e faz uso de muitos deles, mesmo sem o domínio da leitura e escrita. Diante dessa contextualização, escolhi trabalhar com música numa proposta de associar a escrita com a melodia, independente de já existir sua composição, de criar ou fazer paródias. O importante é ampliar os horizontes e viabilizar mecanismos que oferecesse condições da criança vivenciar com prazer sua iniciação à leitura e escrita [...] O objetivo maior é trazer a alegria do canto e de cantar numa perspectiva de identificar a codificação e decodificação da escrita.  (MARTINS, 2011, p. 29).
No projeto são desenvolvidas várias atividades de valor significativo para as crianças, como: trilha ecológica de percepção; mercadinho faz de conta; leitura continuada, uma palavra por vez; e o folheto silábico numerado, todas com músicas e paródias aplicadas durante o ano letivo num contexto interdisciplinar, privilegiando tarefas livres, de brincadeiras, de prazer, de exploração do contexto educacional e familiar.
Em síntese, utilizar da música permite a reflexão das crianças, o desenvolvimento da competência discursiva para falar, escutar, ler e escrever nas diversas situações, contribuindo para que cheguem ao final do ano letivo alfabetizadas e brincando, sem deixar de passar por métodos considerados tradicionais, mas inovado no que diz respeito ao educar e cantar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário