Desde 2010 utilizo o Blog como
ferramenta de trabalho nas salas de 1º Ano do Ensino Fundamental, onde são publicadas
algumas atividades para apreciação e leitura das crianças, elevar a autoestima
delas, facilitar o intercâmbio com as famílias trazendo-as para dentro da
escola e envolvendo-as com os meninos e meninas nas leituras, histórias, jogos
e brincadeiras.
Contudo, em mais um ano de
trabalho uma nova versão (2014) está sendo criada, desta vez para a sala do 1º
ano “B” (Escola Municipal Alcino Carneiro EMAC, Alcinópolis/MS) e as crianças serão
avalizadas no dia-a-dia, desde o comportamento, participação, organização, zelo
e produção. Enquanto educadora aproveito a competição existentes entre elas
principalmente nos jogos e brincadeiras para pontuá-las nas sete tabelas
existentes no decorrer do ano: março/abril, maio, junho/julho, agosto, setembro,
outubro, novembro/dezembro. As de pontuação mais elevadas são as junho/julho e
novembro/dezembro por conta das duas etapas da Trilha Ecológica de Percepção.
A maioria das pontuações é atribuída no
dia-a-dia da sala de aula com o cuidado de não ultrapassar cinco pontos por
atividade, desta forma possibilita às crianças faltosas não se distanciem dos
demais colegas. Procuro usar mais o processo 3, 2, 1 principalmente nas
brincadeiras e jogos. A atividade “Roda de Leitura Uma Palavra por Vez” vale 5
pontos, caindo em decréscimo conforme a eliminação dos participantes. Existem
também as pontuações individuais que são contempladas poucas crianças e quando a
uso geralmente é na quantidade de um ponto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário