![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg5MeUAlGPxw7PFyCB_ot6Wsago_gtqz8uuiXrZ-saMWdSfE9bEJaY8rDZXiqXV9HRdHCJ3dozew_74SC_5zO_hCF52V_OMLTK1SzlptM4wsbsnDD6ATLDPzWpp6I2FoVvlziCZvWFVK4E/s320/Ip%C3%AA+B2.jpg)
O inverno é uma estação que caracteriza temperaturas climáticas amenas. Nas Regiões Sudeste e Centro-Oeste são consideradas a menos chuvosa do ano no que se refere à distribuição de chuvas. O principal sistema meteorológico é a frente fria.
Nesta estação, a atividade proposta aos alunos do 1º ano A e B da Escola Municipal Alcino Carneiro (Alcinópolis/MS), era produzir um desenho de uma árvore comum em Mato Grosso do Sul, o “IPÊ”. Geralmente a flora começa no mês de junho e vai até setembro/outubro. Os primeiros a florirem na nossa região são os ipês-roxos, depois os ipês-amarelos...
Como o objetivo do projeto desenvolvido nas referidas salas é voltado para o Meio Ambiente, nada mais justo do que a escolha dessa linda árvore, principalmente nas estações de inverno e primavera em que as mesmas ficam repletas de flores deixando a paisagem mais exuberante.
A atividade começou com a explanação das características da estação e da árvore em estudo sem mencionar o nome da mesma. Os alunos receberam a folha com trecho de um poema que citava o nome da árvore duas vezes, sendo uma delas especificando a cor da flor. Ouviam a leitura com
ênfase no nome da árvore, por três vezes consecutivas. Em seguida o trecho do poema foi escrito na lousa com o auxílio dos alunos na leitura das palavras que já conseguem identificar ou letras de algumas palavras destacadas. Mas uma vez foi feita a leitura com visualização na lousa.
O objetivo era fazer os alunos conseguirem decifrar o nome da árvore após as leituras com as seguintes pistas:
– O nome possui três letras, 2 vogais e 1 consoante;
– A palavra começa com a 3ª vogal;
– Possui acento circunflexo.
Quando decifravam, circulavam a palavra e faziam a leitura individual. Se o aluno conseguisse encontrar as duas palavras com a leitura correta, marcariam 3 pontos, se encontrassem 1 palavra e a leitura fosse correta, obteriam 2 pontos e se não dessem conta de ler a palavra, marcaria apenas 1 ponto. Após essa etapa eles eram livres para elaborar o desenho, onde o destaque teria de ser a grande árvore “IPÊ-ROXO”.
A atividade foi desenvolvida no dia 29 de junho e foram selecionados os quatro melhores desenhos de cada sala.
Nesta estação, a atividade proposta aos alunos do 1º ano A e B da Escola Municipal Alcino Carneiro (Alcinópolis/MS), era produzir um desenho de uma árvore comum em Mato Grosso do Sul, o “IPÊ”. Geralmente a flora começa no mês de junho e vai até setembro/outubro. Os primeiros a florirem na nossa região são os ipês-roxos, depois os ipês-amarelos...
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjvY8KhdNpI9BfUQcLVu9HE-yhUQut1mM43bWhnp1hsK6oPCzMZ0hj3dhW8i2dacXw5qDEQmcmcHj9whSHeaNFqmizYAWgfjFSxODdpWV4PzPFkVqEnZR4IF6U_0R6VhyrW7XxRAyauYqg/s320/Ip%C3%AA+A2.jpg)
A atividade começou com a explanação das características da estação e da árvore em estudo sem mencionar o nome da mesma. Os alunos receberam a folha com trecho de um poema que citava o nome da árvore duas vezes, sendo uma delas especificando a cor da flor. Ouviam a leitura com
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhxwKeVXnHxYtfBqYsZEOZO-Lhw0oVfKAH2YDDbE8CVYz5MQJEvZykZNCkzkuA8H5f7ZfGQ656EKAu28eLVD0EDzY4gERXAzec9RY677xLrJcV3cPBLBflj6zszLBjrPMSPKsv98KOapus/s320/Ip%C3%AA+A1.jpg)
O objetivo era fazer os alunos conseguirem decifrar o nome da árvore após as leituras com as seguintes pistas:
– O nome possui três letras, 2 vogais e 1 consoante;
– A palavra começa com a 3ª vogal;
– Possui acento circunflexo.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgmEr2SOjg0efITvnf_HKjQYT99r69fW0WlRl3HdTz1qmz6Wv19ON-xO7ruuPO6bzbR_RtFBaEsdnRGD6t1iG40JPBVpBrMgi7GPmjaufUUvDVB-1LJkx443ffG9wICsQEfXim7MvvcA_k/s320/Ip%C3%AA+B1.jpg)
A atividade foi desenvolvida no dia 29 de junho e foram selecionados os quatro melhores desenhos de cada sala.
Nenhum comentário:
Postar um comentário