quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Mamães na Roda de Leitura

Ariane, Ana Laura e Izelda vieram à Escola Municipal Alcino Carneiro nesta quinta-feira (05/11) atender ao convite dos/as filhos/as para participar da atividade “Roda de leitura uma palavra por vez”, que exige da criança muita atenção para não se perder na leitura e evitar ser eliminado da brincadeira.
As regras consistem em:
- Cada componente da roda deverá ler uma palavra por vez;
- Acompanhar atentamente a leitura dos demais se localizando no texto para quando chegar novamente a vez;

- Aquele/a que se perde na leitura, lê mais de uma palavra (na vez) ou fora da sequência, deve ser eliminado, deixa de ter participação ativa e numa escala de um a cinco, obtém menos pontos.
O texto da música “Arroz com leite” utilizado na roda já vinha sendo trabalhado anteriormente na leitura em grupo, na associação das palavras cantadas com o texto, números ordinais na localização de palavras nos versos e estrofes e ditado de dez palavras.
Como há um combinado de que a criança com domínio na leitura que tem um membro da família presente na brincadeira poderá escolher para este auxiliar do início até o fim, um colega que ainda possui dificuldades, garantindo dessa forma a permanência na roda até o término.

Arroz com leite,
Quero brincar.
Com uma das meninas,
Do meu coração.

Que saiba ler,
Que saiba escrever,
Que saiba abrir a porta
Para eu entrar.

Com esta sim,
Com esta não,
Com uma das meninas
Do meu coração.










Após a brincadeira cada uma das mães assumiu a coordenação de um grupo de crianças para o jogo composto de três etapas possibilitando pontuar individualmente dentro de cada agrupamento com objetivo de premiar os de maior domínio do conteúdo e ao mesmo tempo incentivar os demais buscarem melhoria num clima de competição. Desta forma, dá possibilidade do jogador com maior desempenho obter três pontos exclusivamente para ele.

Adição, formando números no quadro de valores e par ou ímpar:
Estratégias:
Dividir a sala em quatro ou mais grupos (G1, G2, G3, G4...);
Cada grupo deverá ter:
- 10 tampas numeradas de 0 a 9;
- Um tapete ‘quadro de valores’ (Unidade/dezena/centena);
- Dados grandes com numeração de 0 a 9 ou números avulsos;
- Folha para registro dos pontos (função do coordenador do grupo);
Cada agrupamento organiza-se de forma que todos os componentes participem individualmente da atividade ou não conseguindo obterá ajuda do grupo;

Regras:
1 - O primeiro jogador escolhe três tampas que deverão estar de borco para baixo e deverá fazer a soma dos três numerais. Obtendo a soma correta registrará 1 ponto individual, mas se apenas reconhecer os números e efetuar com erro, os componentes do grupo fará o cálculo e marcará ponto para eles;
2 - Em seguida o jogador utilizará as tampas com seus respectivos números (ou por questões de visualização substituirá pelos dados numéricos ou números avulsos), escolherá um valor numérico com os três números organizando-os no tapete de valores. Se pronunciar o numeral formado corretamente marcará 1 ponto individual, mas se houver erro os demais componentes fará a leitura e marcará o ponto para o grupo.
3 - Por último, o jogador responderá a pergunta do coordenador: - O número que formou, é par ou ímpar? Resposta correta marca 1 ponto individual e se houver erro, os demais jogadores responderá e o ponto irá para o grupo;
Quando todos os componentes de cada grupo tiverem jogado, os coordenadores entregarão os registros para serem expostos em sala de aula e todos os grupos participem das pontuações que se dará da seguinte forma:
- Na coluna “pontos do grupo”, soma dos registros de todos os jogadores;
- Na coluna “ponto individual”, soma dos registros de cada jogador com o resultado da coluna “pontos do grupo”.











Após o jogo, as três mães participaram do “soletrando”, foram para sala de aula e ditaram palavras para as crianças.
A participação dos pais na educação formal dos filhos deve ser constante e consciente. Vida familiar e vida escolar são simultâneas e complementares e é importante que pais, professores, filhos/alunos compartilhem experiências [...] (REIS, 2010, p. 17)
Obrigada pela presença e colaboração nas atividades... Valeu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário