Com objetivo de introduzir nova música no diálogo inicial “rotina de
sala de aula” neste terceiro bimestre, foi escolhida a música de Roberto Carlos
“Quando eu quero falar com Deus”. Com ela foi traçada as seguintes atividades:
1º momento:
Filme (http://musica.com.br/artistas/roberto-carlos/m/quando-eu-quero-falar-com-deus/letra.html#l=albuns/mensagens), a fim de
que as crianças assimilassem a melodia;
2º momento:
Leitura da letra
Exibida por estrofe, foi feita a leitura com toda
a sala (grupão) e grupos menores;
3º momento: Construção
do painel
Separadas em seis grupos as crianças receberam os 27 versos da música recortados.
Cada agrupamento deveria encontrar os versos da estrofe visualizada (Datashow).
Quando completava corretamente, esta era colada no papel pardo até que todos os
versos foram fixados na sequência correta. O painel ficou exposto na parede
para apreciação e leitura.
4º momento: Encontrar
palavras dentro de outras.
Treze palavras foram escolhidas da música para
desenvolver em duplas na sala de tecnologias valendo pontuação na tabela de
agosto. São elas: 1- quando – qua, ando, do, uá; 2- falar – ala,
lar, lá, ar; 3- apenas – pé, penas, pena, nas, na; 4- quero
– que, quer, ué; 5- pensamento – pé, pensa, pensam, ame; 6- sofrimento –
só, sofri, ri; 7- coração – cor, cora, ora, oração, ração, ação; 8- falando
– fala, ala, lá, ando, do; 9- desabafo – de, bafo; 10- imploro –
oro; 11- ilumina – mina, na; 12- lindo – li, indo, do; 13- folha
– olha.
5º momento: Qual
é a palavra e seu número?
Foram escolhidas dezesseis palavras para o jogo:
Jesus Folha
Quando Mostra
Falar Apenas
Quero Caminho
Pensamento Sofrimento
Coração Falando
Desabafo Imploro
Ilumina Lindo
6º momento:
Ditado de palavras
Nenhum comentário:
Postar um comentário