quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Jogo: Organizando listas

Com o objetivo de trabalhar tabelas especialmente com os animais da trilha, foi proposto às crianças organizar listas de animais, frutas e brinquedos no jogo onde elas deveriam fazer leitura de palavras nas fichas, localizar na lista, identificar os números (listas e tampinhas) e organizá-las em colunas na tabela (mapa).
Nos futuros jogos deverá ter mais emoção, pois terão nas fichas e listas só nome de animais da “Trilha Ecológica de Percepção” com suas respectivas classificações no mapa e provavelmente algumas vezes utilizando réplicas.

Material para três agrupamentos:
- 150 tampas plásticas de garrafas (50 de cada cor) para os números;
- 54 fichas, de forma que cada grupo tenha um total de 18 fichas (6 nomes de frutas, 6 de animais e 6 de brinquedos);
- 3 folhas Sulfite A4 e 4 folhas de EVA (para confecção das listas, fichas, números e mapas);
- Três mapas em EVA para organização das palavras em colunas e seus respectivos números (tampinhas);
- 3 listas de igual teor com os 18 nomes das fichas (animais, brinquedos, frutas), todas com números;
Estratégia:
- Dividir a sala em três grupos;
- Cada grupo terá:
- 50 tampas (mesma cor) à sua frente, todas de borco para cima contendo sequência numérica (em estudo), encaixada dentro delas e distribuídas desordenadamente.  Dentre as cinquenta unidades devem conter os 18 números das listas;
- Uma lista com as 18 palavras e seus respectivos números;
- 18 fichas com as palavras da lista;
- 1 mapa contendo três colunas: animais, frutas e brinquedos. Cada coluna deverá ter espaço delimitado (retângulos e círculos) para acondicionar as fichas e tampinhas numeradas;
- Organização por agrupamento:
- Fixar a lista numa mesa ou no chão;
- Na mesma direção numa distância de dois metros mais ou menos, distribuir em outra mesa ou no chão, 18 fichas com os nomes para cima ou para baixo conforme o que combinar;
- Entre as duas mesas/chão colocar as tampinhas de borco para cima;
- No mesmo sentido organizar em fila as cadeiras ou círculos delimitando o espaço de cada jogador;
- Atrás da fila de cadeiras ou círculos (lado oposto das listas/tampinhas/fichas) deverá ter outra mesa com o mapa (tabela) ou fixa-lo no chão;
Atenção! É importante que todos os agrupamentos fiquem paralelos uns com os outros para melhor visibilidade dos coordenadores e pela competitividade dos participantes.
Regras:
- O jogador da frente levanta, vai até às fichas escolher uma. No mesmo instante os demais membros do grupo mudam para o assento ou círculo da frente de forma ordenada deixando a última cadeira ou círculo vago;
- O jogador deverá fazer a leitura para o/a coordenador/a, levar a ficha até a lista e encontrar a palavra, verificar o numeral existente nela para procurar no amontoado de tampinhas o número indicado;
- Ao encontrar corre com a tampinha e a ficha até a mesa onde está o mapa (tabela).
- O jogador analisa a qual coluna a ficha pertence, coloca-a no retângulo e a tampinha do numeral no círculo ao lado;
- Ao concluir o jogador corre para o assento ou círculo vago do seu grupo e o próximo continua no mesmo processo até que preencham o mapa;
- Quando os três mapas forem preenchidos fará a correção observando se há nomes em colunas trocadas e números que não estão de acordo com a lista. Não havendo nenhuma falha valerá o tempo do término do jogo, conforme segue abaixo:
- O grupo que finalizar primeiro marcará 3 pontos; em segundo – 2 pontos; em terceiro – 1 ponto;
- Caso haja falhas em algum dos grupos a pontuação passará ser: 3 pontos – para os grupos que não possuir nenhuma falha no mapa; 2 pontos – até duas falhas; 1 ponto – acima de três falhas.
Atenção! As crianças com dificuldade na leitura deverá escolher primeiro uma ficha e posicionar-se num local distanciado da lista para que tentem ler utilizando o silabário. O próximo jogador de cada grupo continua o jogo. Quando estas crianças conseguirem a leitura da ficha adequadamente e em seguida o respectivo número na lista, automaticamente se encaixará como o/a próximo/a da fila para encontrar a tampinha com o numeral.

Lista de palavras do jogo
Frutas: pêssego, cupuaçu, araçá, manga, laranja, morango.
Animais: leão, onça, periquito, hiena, hipopótamo, girafa.

Brinquedos: ioiô, bambolê, bicicleta, carrinho, bonequinha, panelinhas.










Aguarde imagens!

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