segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Tabela de agosto

Finalizada a quarta tabela no último dia do mês de agosto com dez crianças nas seis primeiras colocações.
Vale lembrar que “Tabela I” são as pontuações das disciplinas de língua portuguesa, matemática, história e geografia. Na “Tabela II” apresenta pontuações das nove disciplinas ministradas no 1º Ano do Ensino Fundamental e será publicada no momento que todas elas forem reunidas para publicação.

TABELA I

TABELA II


quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Organizando listas na quadra da EMAC_


O jogo “organizando listas” foi desenvolvido pela segunda vez nesta quinta-feira (27/08), nas aulas de educação física. Ao término da brincadeira todas as crianças reuniram-se em torno de cada mapa fazendo leitura na correção das palavras e seus respectivos números.

Foram mantidas as 18 palavras do jogo anterior com o objetivo de fazer as crianças obter maior desempenho no ditado de dez palavras retiradas das três listas.















quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Sorvete de cupuaçu

Na sexta-feira (18/08), meninos e meninas do 1º ano “B” tiveram oportunidade de pegar e sentir o aroma de um fruto do cupuaçu. Por estar aproximando a data prevista para a trilha ecológica de percepção e no local onde é montada a atividade tem pés de cupuaçu, houve esclarecimento aos pais (presentes no referido dia) sobre os cuidados que são tomados para proteger as crianças quando há frutos nos pés.
Através da oportunidade foi planejado algo mais para enriquecer os conhecimentos sobre o fruto, como: inserção da palavra cupuaçu na lista de frutos do jogo “organizando listas”, dicas de guloseimas, receita do sorvete de cupuaçu e degustação;
Também foi exibido filmes que apresentam:
- Pés de cupuaçu do quintal onde será montada a atividade da trilha (quintal da casa da Valdeca) com frutos verdes e maduros;
- A forma artesanal para despolpar o fruto;

- Imagens de atividades desenvolvidas nos anos anteriores, (preparo do suco na sala de aula e degustação);







quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Jogo: Organizando listas

Com o objetivo de trabalhar tabelas especialmente com os animais da trilha, foi proposto às crianças organizar listas de animais, frutas e brinquedos no jogo onde elas deveriam fazer leitura de palavras nas fichas, localizar na lista, identificar os números (listas e tampinhas) e organizá-las em colunas na tabela (mapa).
Nos futuros jogos deverá ter mais emoção, pois terão nas fichas e listas só nome de animais da “Trilha Ecológica de Percepção” com suas respectivas classificações no mapa e provavelmente algumas vezes utilizando réplicas.

Material para três agrupamentos:
- 150 tampas plásticas de garrafas (50 de cada cor) para os números;
- 54 fichas, de forma que cada grupo tenha um total de 18 fichas (6 nomes de frutas, 6 de animais e 6 de brinquedos);
- 3 folhas Sulfite A4 e 4 folhas de EVA (para confecção das listas, fichas, números e mapas);
- Três mapas em EVA para organização das palavras em colunas e seus respectivos números (tampinhas);
- 3 listas de igual teor com os 18 nomes das fichas (animais, brinquedos, frutas), todas com números;
Estratégia:
- Dividir a sala em três grupos;
- Cada grupo terá:
- 50 tampas (mesma cor) à sua frente, todas de borco para cima contendo sequência numérica (em estudo), encaixada dentro delas e distribuídas desordenadamente.  Dentre as cinquenta unidades devem conter os 18 números das listas;
- Uma lista com as 18 palavras e seus respectivos números;
- 18 fichas com as palavras da lista;
- 1 mapa contendo três colunas: animais, frutas e brinquedos. Cada coluna deverá ter espaço delimitado (retângulos e círculos) para acondicionar as fichas e tampinhas numeradas;
- Organização por agrupamento:
- Fixar a lista numa mesa ou no chão;
- Na mesma direção numa distância de dois metros mais ou menos, distribuir em outra mesa ou no chão, 18 fichas com os nomes para cima ou para baixo conforme o que combinar;
- Entre as duas mesas/chão colocar as tampinhas de borco para cima;
- No mesmo sentido organizar em fila as cadeiras ou círculos delimitando o espaço de cada jogador;
- Atrás da fila de cadeiras ou círculos (lado oposto das listas/tampinhas/fichas) deverá ter outra mesa com o mapa (tabela) ou fixa-lo no chão;
Atenção! É importante que todos os agrupamentos fiquem paralelos uns com os outros para melhor visibilidade dos coordenadores e pela competitividade dos participantes.
Regras:
- O jogador da frente levanta, vai até às fichas escolher uma. No mesmo instante os demais membros do grupo mudam para o assento ou círculo da frente de forma ordenada deixando a última cadeira ou círculo vago;
- O jogador deverá fazer a leitura para o/a coordenador/a, levar a ficha até a lista e encontrar a palavra, verificar o numeral existente nela para procurar no amontoado de tampinhas o número indicado;
- Ao encontrar corre com a tampinha e a ficha até a mesa onde está o mapa (tabela).
- O jogador analisa a qual coluna a ficha pertence, coloca-a no retângulo e a tampinha do numeral no círculo ao lado;
- Ao concluir o jogador corre para o assento ou círculo vago do seu grupo e o próximo continua no mesmo processo até que preencham o mapa;
- Quando os três mapas forem preenchidos fará a correção observando se há nomes em colunas trocadas e números que não estão de acordo com a lista. Não havendo nenhuma falha valerá o tempo do término do jogo, conforme segue abaixo:
- O grupo que finalizar primeiro marcará 3 pontos; em segundo – 2 pontos; em terceiro – 1 ponto;
- Caso haja falhas em algum dos grupos a pontuação passará ser: 3 pontos – para os grupos que não possuir nenhuma falha no mapa; 2 pontos – até duas falhas; 1 ponto – acima de três falhas.
Atenção! As crianças com dificuldade na leitura deverá escolher primeiro uma ficha e posicionar-se num local distanciado da lista para que tentem ler utilizando o silabário. O próximo jogador de cada grupo continua o jogo. Quando estas crianças conseguirem a leitura da ficha adequadamente e em seguida o respectivo número na lista, automaticamente se encaixará como o/a próximo/a da fila para encontrar a tampinha com o numeral.

Lista de palavras do jogo
Frutas: pêssego, cupuaçu, araçá, manga, laranja, morango.
Animais: leão, onça, periquito, hiena, hipopótamo, girafa.

Brinquedos: ioiô, bambolê, bicicleta, carrinho, bonequinha, panelinhas.










Aguarde imagens!

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Roda de leitura uma palavra por vez

Começou no dia 12/08 (quarta-feira) o treinamento para “Roda de leitura uma palavra por vez”, uma brincadeira que exige muita atenção e ajuda a criança desenvolver suas habilidades na leitura.
A primeira música valendo pontos foi “Palhacinho barrigudo” e assim que todas as crianças tiverem socializado com a brincadeira, vai ser liberado para convidar os familiares vir participar da “Roda de leitura” que consiste principalmente ler letras de músicas conhecidas e trabalhadas em sala de aula.











quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Mudança na rotina_

Com objetivo de introduzir nova música no diálogo inicial “rotina de sala de aula” neste terceiro bimestre, foi escolhida a música de Roberto Carlos “Quando eu quero falar com Deus”. Com ela foi traçada as seguintes atividades:
1º momento: Filme (http://musica.com.br/artistas/roberto-carlos/m/quando-eu-quero-falar-com-deus/letra.html#l=albuns/mensagens), a fim de que as crianças assimilassem a melodia;
2º momento: Leitura da letra 
Exibida por estrofe, foi feita a leitura com toda a sala (grupão) e grupos menores;
3º momento: Construção do painel 
Separadas em seis grupos as crianças receberam os 27 versos da música recortados. Cada agrupamento deveria encontrar os versos da estrofe visualizada (Datashow). Quando completava corretamente, esta era colada no papel pardo até que todos os versos foram fixados na sequência correta. O painel ficou exposto na parede para apreciação e leitura.
4º momento: Encontrar palavras dentro de outras. 
Treze palavras foram escolhidas da música para desenvolver em duplas na sala de tecnologias valendo pontuação na tabela de agosto. São elas: 1- quando – qua, ando, do, uá; 2- falar – ala, lar, lá, ar; 3- apenas – pé, penas, pena, nas, na; 4- quero – que, quer, ué; 5- pensamento – pé, pensa, pensam, ame; 6- sofrimento – só, sofri, ri; 7- coração – cor, cora, ora, oração, ração, ação; 8- falando – fala, ala, lá, ando, do; 9- desabafo – de, bafo; 10- imploro – oro; 11- ilumina – mina, na; 12- lindo – li, indo, do; 13- folha – olha.

5º momento: Qual é a palavra e seu número?
Foram escolhidas dezesseis palavras para o jogo:
Jesus                                       Folha
Quando                                  Mostra
Falar                                      Apenas 
Quero                                     Caminho
Pensamento                            Sofrimento
Coração                                  Falando
Desabafo                                Imploro
Ilumina                                   Lindo
6º momento: Ditado de palavras
Das 16 palavras do jogo, foram retiradas dez (Jesus, folha, quando, apenas, caminho, sofrimento, coração, falando, desabafo, ilumina), que também valeu pontos na tabela. Pontuação: Tarefa correta – 3 pontos; até 4 falhas – 2 pontos; acima de 5 falhas – 1 ponto.