sexta-feira, 17 de julho de 2015

Dia de festa, mas também de despedida


Festa Julina

Nesta sexta-feira (17/07), último dia que antecedeu o início das férias, as crianças do 1º ano ‘B’ dançaram quadrilha e divertiram ao lado de familiares que vieram assistir e prestigiar a comemoração interna dedicada aos alunos e alunas da Escola Municipal Alcino Carneiro.
Agradeço a presença das famílias, às professoras Miriam e em especial Suelian que esteve me substituindo nos 14 dias de afastamento por motivo de força maior, pois ela não mediu esforços e continuou dedicando seu precioso tempo ensaiando e dançando com as crianças. Deus abençoe os vossos trabalhos e dedicações!



























Tabela Junho/Julho

Treze crianças classificaram nas seis primeiras colocações da terceira tabela de 2015, condizente às disciplinas da regente.
ATENÇÃO! Na TABELA II de cada publicação das tabelas de pontuação, contém os registros dos pontos de todas as disciplinas ministradas no 1º ano “B” do Ensino Fundamental da Escola Municipal Alcino Carneiro.

TABELA I

TABELA II 


quarta-feira, 15 de julho de 2015

Animais da Trilha Ecológica

Foram expostos nesta quarta-feira (15/07) boa parte das réplicas dos animais da ‘Trilha Ecológica de Percepção’, ficando apenas os mais frágeis (dentre eles o grupo das aves domésticas e silvestres). Separados e classificados como: domésticos, aquáticos, insetos, peçonhentos e silvestres, este último por ter uma grande quantidade foi organizado em dois blocos.
As crianças foram divididas em seis agrupamentos e revezavam-se de um lugar para outro explorando e sanando as dúvidas. 










segunda-feira, 13 de julho de 2015

Evolução no jogo “Qual é o nº da palavra?”

Com os mesmos critérios de trabalho em grupo o referido jogo teve algumas modificações devido o desenvolvimento das crianças. São elas:
- Divisão das crianças em dois grupos;
- Espaço amplo para organização. Formar duas filas de cadeiras não tão próxima uma da outra;
- Listas composta de palavras no mínimo com três sílabas (letras maiúsculas);
- Números das tampas de 101 à 150;
- Desenvolvimento individual desde a escolha da palavra até o acondicionamento da tampa no mapa;
- O jogador deverá escolher e fazer a leitura corretamente do nome e número;
- Os coordenadores deverão riscar a palavra para facilitar os demais membros de cada agrupamento na nova escolha;
- O primeiro jogador de cada agrupamento dará início à atividade na lista de palavras, enquanto os demais mudam de lugar obedecendo à fila para a cadeira do lado, de forma que a última fique vaga. Este assento só será ocupado quando o primeiro jogador concluir a tarefa e a partir desse ato, o segundo levantará para continuar o jogo.
- O jogo finaliza quando as palavras do mapa estiverem cobertas com as tampas e seus respectivos números.
- Após o término dos grupos se faz a correção do mapa junto com todos os componentes de cada agrupamento;
- As falhas apresentadas no mapa são penalizadas com perca de um ponto. A pontuação seguirá da seguinte forma: Marcará 3 pontos o grupo que finalizar primeiro sem nenhuma falha; 2 pontos em segundo lugar. Portanto, se o grupo que terminar em primeiro lugar tiver falha, automaticamente marcará a mesma quantidade do segundo (2 pontos), mas se o segundo colocado tiver falha marcará apenas 1 ponto.
- Haverá formação do terceiro grupo a partir das crianças que não conseguirem desenvolver o jogo individualmente. Se formado, este desenvolverá atividades com fichas e dados numerados na sala de aula. A pontuação será “3, 2, 1” conforme o desempenho individual dos participantes.