terça-feira, 18 de novembro de 2014

Soletrando: vire a tampa e descubra o número do bicho

Com a presença e colaboração do papai Nilton este jogo teve seu início nesta sexta-feira (14/11) para ser finalizado quando todas as duplas tiverem participado da brincadeira. Segunda-feira (17/11), após a roda de leitura foi a vez de a mamãe Abadia contribuir na coordenação das duplas que ainda não tinham participado ficando pendente para fechar a atividade na terça-feira (18/11) apenas uma dupla. De forma individual as crianças terão oportunidade de marcar até três (3) pontos na última tabela do ano.
JOGO – Soletrando: vire a tampa e descubra o número do animal.
Jogadores:
26 crianças.

Componentes:
- 26 tampinhas de garrafa descartável;
- 26 réplicas de animais;
- 3 folhas de papel sulfite (duas para listas de animais e uma para registro dos números nas tampinhas);
- 2 lápis/canetas (para registro dos coordenadores).

Regras/estratégias:
- Dividir as crianças em dois grupos;
- Organizá-las em duplas (adversárias);
- Escrever dentro de cada tampinha um numeral e esse deverá representar um animal em uma das duas listas (par e ímpar – uma para cada coordenador);
- Formar duas listas com mesma quantidade de animais, treze com números pares e treze com números ímpares;
- A primeira dupla de jogadores se aproxima dos coordenadores (poderá delimitar lugares fazendo círculos no solo), jogar par ou ímpar com as mãos/dedos para a escolha de quem levantará primeiro a tampinha;
- O jogador que levantar a tampinha terá de ler corretamente o numeral e fazendo correto marcará o primeiro ponto;
- Sendo o número par, o coordenador da ‘lista par’ fará a pergunta para a criança: - Este número é par ou ímpar? Se o jogador responder corretamente terá o segundo ponto;
- O coordenador entregará ao jogador adversário a lista par para que o mesmo procure o numeral citado e faça a leitura do animal que seu colega terá de segurar e soletrar. Se houver falha, o jogador da lista mandará começar de novo (apenas uma vez). Soletrando corretamente marcará o terceiro ponto;
- O coordenador da lista par receberá a mesma e registrará o nome da criança na frente do animal soletrado e seus respectivos pontos conquistados;

- Em seguida fará a inversão de posição dos jogadores para que o segundo possa fazer o mesmo processo do primeiro e assim as duplas subsequentes até o final do jogo.
  

















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