Com a aquisição de um Datashow para uso diário em sala de aula, mudou completamente o ambiente e as atitudes tanto minha enquanto educadora quanto das crianças. Uma das maiores expectativas era obter maior agilidade na transposição da lousa (substituída pela imagem focada) para o caderno e todas em tempo real, ou seja, ir digitando devagar para elas acompanharem. Outra inquietude minha era quando estava na lousa copiando, percebia a dificuldade de algumas crianças para situarem as palavras que estavam escrevendo e tinham na frente uma professora num ziguezague atrapalhando essa visão.
O problema foi solucionado, as crianças copiam sem nada dificultar, estão tendo maior atenção e melhor compreensão nas explicações das atividades. Nas cópias (letras das músicas), estão mais ágeis para concluir; nos ditados de palavras/frases, corrigem as possíveis falhas sem dificuldades.
É em meio a esse treinamento que as crianças estão obtendo a aquisição da grafia. Observem nas imagens, dois momentos de ditado (com palavras e com frases), como elas vão evoluindo a aprendizagem.
Um dia antes do ditado de palavras foi trabalhada a música "Marinheiro só", da qual foi retirada algumas palavras. A primeira "navio" quase todos acertaram, mas na segunda "daqui", ouve oito formas diferentes de escrita.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEibj-jrkLi6r3Is9yndwNBZJ_31geR41xQxowEqiF6qDXYunlqx6oenvkQU_szuI5C8-EOIvGYVP0-8grotupzlgOjwJ7lm_bH7jGuSy7fzInTZ6fu_1kIUQlnt0GaE-kwQGjvDVFpfaYeb/s320/AQUIS_+GRAFIA+02.jpg)
No outro dia foi feito o ditado com frases e a música ainda não tinha sido trabalhada em sala. Fiquei surpresa com o resultado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário